Jo 1
1 Homem justo e temente a Deus - 1*Havia, na terra de Uce, um homem chamado Job. Era um homem íntegro e recto, que temia a Deus e se afastava do mal. 2Tinha sete filhos e três filhas. 3*Possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e uma grande quantidade de escravos. Este homem era o mais importante de todos os homens do Oriente.
4Os seus filhos costumavam ir, cada dia, à casa uns dos outros, para fazerem banquetes, e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5Quando acabava a série dos dias de festim, Job mandava chamar os filhos para os purificar e, levantando-se na manhã seguinte, oferecia um holocausto por cada um deles, porque, dizia ele: «Talvez os meus filhos tenham pecado, ofendendo a Deus no seu coração. Assim fazia Job todas as vezes.
As primeiras provações - 6*Um dia em que os filhos de Deus se apresentavam diante do SENHOR, o acusador, Satan, foi também junto com eles. 7O SENHOR disse-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar uma volta ao mundo e percorrê-lo todo.» 8O SENHOR disse-lhe: «Reparaste no meu servo Jo? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal.» 9Satan respondeu ao SENHOR: «Porventura Jo teme a Deus desinteressadamente? 10Não rodeaste Tu com uma cerca protectora a sua pessoa, a sua casa e todos os seus bens? Abençoaste o trabalho das suas mãos, e os seus rebanhos cobrem toda a região. 11*Mas se estenderes a tua mão e tocares nos seus bens, verás que te amaldiçoará, mesmo na tua frente. 12Então, o SENHOR disse a Satan: «Pois bem, tudo o que ele possui deixo-o em teu poder, mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa.» E Satan saiu da presença do SENHOR.
13Ora, um dia em que os filhos e filhas de Job estavam à mesa, e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro foi dizer a Job: «Os bois lavravam e as jumentas pastavam perto deles. 15*De repente, apareceram os sabeus, roubaram tudo e passaram os servos a fio de espada. Só escapei eu para te trazer a notícia.» 16*Estava ainda este a falar, quando chegou outro e disse: «Um fogo terrível caiu do céu; queimou e reduziu a cinzas ovelhas e pastores. Só escapei eu para te trazer a notícia.»
17*Falava ainda este, e eis que chegou outro e disse: Os caldeus, divididos em três grupos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos, depois de terem passado os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.
18Ainda este não acabara de falar, e eis que entrou outro e disse: Os teus filhos e as tuas filhas estavam a comer e a beber vinho na casa do irmão mais velho 19quando, de repente, um furacão se levantou do outro lado do deserto e abalou os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens. Morreram todos. Só eu consegui escapar, para te trazer a notícia.»
Fidelidade de Jo - 20*Então, Jo levantou-se, rasgou as vestes e rapou a cabeça. Depois, prostrado por terra em adoração, 21disse:
«Saí nu do ventre da minha mãe
e nu voltarei para lá.
O SENHOR mo deu, o SENHOR mo tirou;
bendito seja o nome do SENHOR!
22Em tudo isto, Job não cometeu pecado, nem proferiu contra Deus nenhuma insensatez.
Novas provações - 1E aconteceu que um dia em que os filhos de Deus se foram apresentar diante do SENHOR, Satan apareceu também junto com eles na presença do SENHOR. 2O SENHOR perguntou-lhe: «Donde vens tu?» Satan respondeu: «Venho de dar a volta ao mundo e percorrê-lo todo.» 3O SENHOR disse-lhe: «Reparaste no meu servo Job? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro, recto, que teme a Deus e se afasta do mal; ele persevera na sua integridade, apesar de me teres incitado contra ele, para o aniquilar sem motivo.» 4Satan respondeu: «Pele por pele! O homem dará tudo o que tem para salvar a própria vida. 5Mas experimenta estender a tua mão, toca nos seus ossos e na sua carne e verás como ele te amaldiçoará, mesmo na tua frente.» 6O SENHOR disse a Satan: «Pois bem, aí tens Job ao alcance da tua mão; mas poupa-lhe a vida.
7*Satan retirou-se da presença do SENHOR e atingiu Job com uma lepra maligna, desde a planta dos pés até ao alto da cabeça. 8E Job pegou num caco de telha para se raspar com ele e ficava sentado sobre a cinza.
9*A sua mulher disse-lhe: «Persistes ainda na tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre de uma vez!» 10Respondeu-lhe Jo: «Falas como uma insensata. Se recebemos os bens da mão de Deus, não aceitaremos também os males?» Com tudo isto, Job não pecou pelas suas palavras.*
*JO OU JOB>>>GRANDE PILAR DA FÉ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário